DICAS Astória: Dificilmente encontramos uma casa sem cortinas e/ou persianas, contudo é comum termos dúvidas em relação ao uso adequado dos vários tipos que encontramos no mercado.

Esse assunto dá muita indecisão, e por isso, enumeramos 5 dicas pra você não errar na escolha.

É isso ai, vamos lá:

1. TAMANHO – As cortinas longas necessitam ser usadas até o chão, isso certifica uma aparência mais imponente e elegante, além disso, aumenta o pé direito e dá leve sensação de amplitude ao espaço. Só fique ligado a um detalhe, evite usar mais do que 3,5 cm de tecido arrastando no chão, uma vez que pode concentrar poeira e complicar a circulação no ambiente.

O tamanho da cortina é algo relativamente pessoal, porém na sala de estar ou jantar, o ideal é que você use uma cortina longa.  Só use uma cortina mais curta se houver algum móvel que impeça o caimento total da cortina. Na cozinha, use uma cortina mais curta por causa da gordura do ambiente ou aproveite o enquadramento dos balcões e armários para definir o tamanho.

dicas de cortinas: Cortina Longa para Porta
Cortina Longa de Voil (imagem ilustrativa Google)

2. TECNOLOGIA – As Cortinas e Persianas vestem as janelas e fazem toda a diferença na decoração. Produzidas com tecidos tecnológicos que unem beleza e funcionalidade, diversos modelos de cortinas e persianas colaboram para a redução da entrada de calor no ambiente, protegem móveis e revestimentos da radiação solar, reduzem ruídos externos, inibem o acúmulo de poeira, entre outras vantagens

As cortinas e persianas dão um toque final à decoração, por isso, o ideal é comprá-las depois de definir os móveis, revestimentos e cores das paredes.

dicas de cortinas: Cortina Double Vision Persiana
Persiana Double Vision (imagem ilustrativa Google)

CONHEÇA TAMBÉM NOSSOS PAPÉIS DE PAREDE

3. LUMINOSIDADE Antes de adquirir, a cortina ou persiana, analise a janela que vai cobrir. Se a paisagem for atrativa e com boa luz, evite cores escuras. Decida-se por tecidos claros e leves que concedam a vista da paisagem. Vale lembrar que tecidos muito leves não impedem a entrada de luz solar, para isso, é preciso complementar com uma cortina Rolô, Double Vision, Romana ou  Persianas Horizontais (foto abaixo), que são ótimas para barrar a entrada de raios UV. Mas se a vista não é das melhores, aposte em tecidos alegres e coloridos.

Dicas de Cortinas: Cortina com Persiana Florianópolis
Cortina com Persiana (imagem ilustrativa Google)

4. COR – Cortinas e persianas estampadas, com cores fortes, de fibra ou de madeira no tom natural criam um clima despojado e favorecem ambientes amplos.

Uma decoração contemporânea não precisa se basear em poucos elementos e nem ser absolutamente clean ou minimalista. Sua casa precisa expressar, principalmente, a sua personalidade e, assim, é interessante levar a vida através de algumas possibilidades decorativas.

Dicas de Cortinas: Cortina Estampada Florianópolis Palhoça
Persiana com Cortina Estampada (imagem ilustrativa Google)

5. CLÁSSICAS – Cortinas para sala com bandô são clássicas e são utilizadas em ambientes que priorizam um estilo mais refinado. A cortina da imagem abaixo carrega um tom super clássico e neutro, o bege. A escolha deixou a sala de estar ainda mais elegante e charmosa, que por si só já carrega elementos de super bom gosto.

5 dicas de cortinas: Cortina Amarela Florianópolis
Cortina Clássica (imagem ilustrativa Google)

Qualquer dúvida ou sugestão envie nos um e-mail: comercial@astoriacortinas.com.br


Confira também a matéria da Blogueira Ana Lu Fernandes, sobre a parceria com a Astória Cortinas 😉

Clique aqui.. e confira no blog.