| dicas especiais de cortinas:

As janelas na cozinha são um ponto primordial para permitir a entrada de luz natural e até mesmo como válvula de escape para o cheirinho que sobe no preparo das refeições. No entanto, o recurso que tem suas vantagens, também pode causar alguns transtornos, como a luz direta nos eletrodomésticos e até aquecer demais o ambiente; por isso, o ideal é apostar em um modelo de cortina para cozinha.


Modelos de Cortinas para Cozinhas:

Persianas Horizontais


1- No projeto da cozinha moderna, a ideia foi mesclar branco e cinza na decoração. Para controlar a entrada de luminosidade, a cortina prateada mantém a harmonia e é uma ótima aposta para quem quer fugir da tradicional branca.

2 – A opção da abertura na horizontal também pode ter o acabamento em madeira e dar requinte a decoração, assim o item pode seguir detalhes, como bancada ou móveis de madeira.

3 – Na cozinha com ilha, a modernidade da bancada central se une ao estilo clássico e ao mesmo tempo atual dos armários em madeira. A ideia de manter a mesma cor e usar uma veneziana de madeira cria um visual equilibrado na decoração.

4 – As cores intensas e estampas, pede algo com menos intensidade para controlar a entrada da luz solar. Nesse caso, a aposta pelo acabamento amadeirado foi ideal para manter a harmonia com os armários. Dica: a limpeza desse modelo de cortina pode ser mais complexo, mas há empresas especializadas que retiram o item e fazem a limpeza.

 


Cortina Rolo


5 – Esse projeto é um charme e expressa uma decoração atual. O revestimento da parede mistura marrom e bronze e por conta da intensidade dos tons, o restante do ambiente pede tons claros, como é o caso da cortina de rolo branca

6 – Esse modelo de cortina é um dos mais atuais e apesar de simples é ideal para deixar o ambiente moderno e não acrescentar na decoração, de modo a manter o equilíbrio do projeto.

7 – Para quem tem pouco espaço e janela pequena, essa versão é ideal já que pode ser feita sob encomenda, e assim atender as dimensões exatas do ambiente.

13 dicas de cortinas para cozinha

8 – O material usado na confecção tem controle médio da luminosidade, deixando a luz entrar mesmo com a cortina totalmente fechada, mas evitando a entrada direta dos raios solares nos eletros. 


Cortina de Renda


9 – A cozinha preta e branca ganhou um varão sobre a janela e a cortina rendada.. A facilidade de retirar o item e a simplicidade para lavar o tecido são ótimas vantagens desse tipo de cortina.

10 – Na parede, as pastilhas para cozinha fazem o revestimento e tornam-se foco da decoração, por isso a escolha de um tecido mais leve como a renda na cortina é ideal para não carregar o projeto.


Cortinas de Varão


11 – A janela em L ganhou um varão que segue o mesmo formato, mantendo assim harmonia no design. Assim, o acessório serve de apoio para o tecido leve e franzido que fica sobre o balcão.

12 – O varão é uma opção barata e de fácil instalação, de modo a dispensar a contratação de mão-de-obra. Depois é só escolher o modelo da cortina e o tecido, sendo que as opções mais fininhas são mais apropriadas para não deixar o ambiente escuro.


Com Patchwork


13 – A aplicação de tecidos na técnica de Patchwork é uma opção mais alegre e pode ter estampas para decorar a cozinha.


Quesitos para a escolha


  • Comprimento e localização

Ao escolher uma cortina para a cozinha, é imprescindível atentar ao comprimento e localização do item. Se ficar posicionada sobre o fogão, o ideal é apostar em tamanhos mais curtos de modo a evitar qualquer possibilidade de contato com o fogo.

  • Material

A composição do material e estilo do item também merece atenção. Tecidos pesados demais podem deixar o ambiente carregado e até escurecer o espaço. O ideal é materiais leves e de fácil limpeza.

  • Limpeza

Ao optar por uma janela com cortina na cozinha, lembre-se da limpeza e lavagem do item; já que nessa área do lar, há possibilidade do material acumular mais gordura. Por isso, lembre-se de escolher um modelo que facilite a retirada para lavar e que seja fácil de manter.


Fonte: @casaeconstrucao – Doce Obra